Repaginada com tecido e papel contact

6 set

Quando precisamos mudar de apartamento, esse módulo retangular, que eu tinha encomendado ao marceneiro para tapar um buraco na cozinha antiga, ficou sem função definida na casa nova. Eu então fiquei pensando e esperando arrumar melhor as coisas para definir qual seria a função dele agora. Ficou decidido  que ele ajudaria a guardar parte das nossas taças, já que agora não temos mais cristaleira… e como a ordem do momento é economizar e experimentar, decidi que iria dar uma renovada no visual dele, tapando uns furos e deixando-o mais alegre.

Cada passo da reforma foi fotografado com a ajuda especialíssima do meu marido, Lauro, que teve a paciência e a sensibilidade de garantir ótimos ângulos. Espero que gostem!

Como fazer:

1 – Itens de trabalho (com participação especial do Bento):

– 1 estilete
– 1 pincel
– 1 régua
– tecido (separe o tamanho suficiente e escolha a estampa que quiser)
– 1 rolo papel contact (ele já é vendido somente o rolo, que costuma ser grande e dar pra aproveitar bastante)
– 1 tesoura
– cola branca
– 1 caixa ou módulo de MDF

2 – Tire todas as medidas da caixa ou módulo. Comecei pelo papel contact, que ia cobrir essa parte do módulo, que estava com furos e marcas que eu queria cobrir.

3 – Com a ajuda da régua e com o estilete, escolha uma superfície que não estragará enquanto você realiza o corte. Eu peguei uma bandeja de vidro que tenho em casa.

Na hora de cortar, não corte justinho na medida, deixe alguma sobra, pelo menos de 2 a 5 cm.

4 – Além de ajudar a medir, a régua vai te ajudar a colar o contact sem deixar bolhas. Conforme você passa a régua, bote pressão para que a colagem fique bem lisinha.

As sobras, ou você corta com a ajuda do estilete + régua ou com a tesoura. Ou, faz como eu, que preferi aproveitar as sobras pra colocar pra dentro do móvel.

5 – O tecido eu escolhi para cobrir o fundo do módulo. Tire as medidas, também deixando pelo menos 5 cm de sobra de cada lado. São dessas sobras que você pegará a cola branca e passará, com a ajuda de um pincel.

6A borda deve ser dobrada e colada para que fiquem bem acabadas e retinhas, porque, mesmo cortando com a tesoura, corremos o risco de cortar torto e estragar o pedaço de tecido.

7 – Com o tecido recortado no tamanho certinho, já com as bordas prontas, passe a cola branca, com a ajuda do pincel, no fundo do módulo.

8 – Com cuidado, vá colocando o pedaço do tecido no fundo da caixa e passando a mão para que ele não fique embolado.

Uma dica legal: quanto mais estampado e colorido o tecido, mais fácil fica de disfarçar alguma imperfeição no trabalho. ;-)

9 – Para arrematar, coloque por último a outra parte do contact, que vai dentro do módulo. É melhor fazer isso depois de colocar o tecido, porque o contact ajuda a dar acabamento na parte de dentro da caixa.

Resultado!!

O módulo também poderia ser usado na horizontal, mas como vou usá-lo na vertical, pedi para o marceneiro fazer duas prateleiras de MDF branco que serão encaixadas aí dentro. Aí sim ela vai virar uma pequena cristaleira. Mas já entrei na curtição da minha “obra de arte” e quis compartilhar aqui com vocês.

Sabe aquele post das caixas de feira? Pois também dá pra fazer essa repaginada com tecidos e contact nelas. Fica bem bonito!

Espero que tenham gostado e aproveitem pra experimentar também em casa.

4 Respostas to “Repaginada com tecido e papel contact”

  1. Catherine Dantas Rocha setembro 6, 2011 às 4:31 pm #

    Amei, Carol! =)
    Sem contar o seu ótimo gosto para a escolha dos tecidos mais fofos do mundo!

  2. Vivi Manieri setembro 19, 2011 às 2:16 pm #

    Lindo!!!
    P.S. quero essa régua de borboleta :)

    • Carol Monteiro setembro 19, 2011 às 2:30 pm #

      A régua é demais, né? Vai ter que ir pra Paris comprar! :-P hehe!

  3. rosana outubro 3, 2011 às 10:17 pm #

    Olá Lindo ficou estou querendo repaginar a comoda dos meus filhos vou de contact
    bjs da Ro. parace pra uma visitinha

Deixe um comentário