O design contemporâneo e versátil de Bianca Barbato

1 nov

Desde que eu comecei o blog, eu quero fazer um post sobre o trabalho da querida e talentosa Bianca Barbato. Quando me deparei pela primeira vez com a sua luminária Cabaça na sala da casa de uma amiga, já fiquei apaixonada pelo trabalho dela. Aí fui atrás das outras peças e me dei conta que eu já havia esbarrado com outras criações de Bianca por São Paulo.

A luminária "Cabaça"

Segundo a artista, a Cabaça é uma luminária escultura. Olhando a peça, dá pra entender o motivo, né? Bianca se inspirou na cultura regional do Norte e do Nordeste do Brasil para dar nome e criar o formato da peça. A contemporaneidade fica por conta do material usado, o plástico.

Bati um papo com a Bianca pra ela contar um pouco da sua história e do seu trabalho aqui pro blog. O design entrou na vida dela quando ainda morava no Rio de Janeiro e trabalhava com cinema. “Foi na atmosfera carioca que surgiu a vontade de criar. De um papo com uma amiga na praia, sobre um rumo novo que tivesse a ver mais a ver comigo naquele momento.” Aí ela fez uma luminária. E depois outra e outra e outra…

Outra criação famosa dela é a mesa Sagu. A designer conta que, uma vez, uma cliente que já tinha essa peça, após algumas anos e querendo dar uma renovada em casa, pediu para que ela trocasse as bolinhas por outras, de outra cor. Bianca adorou, claro. Isso mostra que suas peças tem longevidade e ainda por cima podem se renovar com simplicidade.

Mesa de centro Sagu

Mesa de centro "Sagu"

Perguntei pra Bianca se ela já pensa em que tipo de lugar suas peças podem estar, mas ela garante que não, ao contrário, ela pensa é “na cara que elas podem dar a cada lugar, entre os outros elementos da vida”. E, se depender da vontade dela, vem novidade por aí: “Hoje tenho vontade de desenvolver uma linha mais utilitária, mais acessível e vendável, modular, desmontável.”. 

Bandeja da Coleção Pierrot

E além de novas coleções, a designer está querendo mais novidade na sua carreira: pode ser que em breve o Brasil inteiro possa adquirir suas peças pela internet. “Hoje tenho produzido minhas peças por encomenda mas penso em agregar um e-commerce que facilite o acesso ao cliente final”, revela. “Estou esperando a melhor hora e oportunidade para me dedicar a valer”. Bianca, querida, estamos aqui torcendo pra que essa hora chegue logo, viu? Boa sorte!

Backlight da série "GouGou" decorando um apartamento em SP

Backlight da série "Pin Up" visto de pertinho

Mesa de centro "Pino"

Mesa “Sagu” transparente com bolas coloridas

Mais um modelo da luminária "Cabaça", que decora uma casa em SP

Para falar, encomendar, comprar, seguem os contatos da designer:

Telefones:
+55 11 6713-2771
+55 11 3060-8678

E-mail 
bb@biancabarbato.com

4 Respostas to “O design contemporâneo e versátil de Bianca Barbato”

  1. Adriana novembro 2, 2011 às 2:19 pm #

    Carol, muito lindo seu blog, adorei! Bjão

    • Carol Monteiro novembro 4, 2011 às 2:30 pm #

      Valeu, Drica!
      Saudadona docê!
      beijo!

  2. Clarissa Oliveira novembro 3, 2011 às 8:03 pm #

    Reconhecimento muito merecido!

    • Carol Monteiro novembro 4, 2011 às 2:30 pm #

      Isso aí!

      ;-)

Deixe um comentário

