O mundo mágico de Inhotim

23 fev

Passei o carnaval em Belo Horizonte, capital mineira querida do meu coração, onde vivem muitas pessoas que adoro, onde o povo é super hospitaleiro, animado e está redescobrindo como ninguém o carnaval de rua. Pulei muito, com direito a fantasia e tudo, todos os dias. Mas na terça-feira demos um tempo na folia pra passar um dia inteiro em Inhotim – Instituto de Arte Contemporânea e Jardim Botânico, localizado na cidade de Brumadinho, a 50 km de BH.

Galeria da artista plástica Adriana Varejão

Lá, os visitantes caminham por boa parte do lugar – que lembra uma fazenda com jardins e espelhos d’água espetaculares – para ir de galeria em galeria conhecer as mais de 70 obras em exposição permanente ou temporária. Muitas obras ficam expostas ao ar livre também.

Outro detalhe que eu curto muito em Inhotim é o trajeto não linear de visitação. Você chega, recebe um mapa, e vai passeando de acordo com seus interesses ou vontade. Aí vai, dá uma paradinha em um dos bancos em praças estratégicas e maravilhosas, toma um café, uma água de coco, e segue caminho. Tem que tirar o dia inteiro pra ficar por lá.

Os jardins lindíssimos, na verdade, trazem outras preciosidades: 181 famílias botânicas, 953 gêneros e pouco mais de 4.200 espécies de plantas vasculares, fazendo do local a maior coleção em número de espécies de plantas vivas dentre os Jardins Botânicos brasileiros.

Invenção da cor, Penetrável Magic Square #5, De Luxe (1977), de Hélio Oiticica: a obra fica ao ar livre, em mais um dos paradisíacos jardins de Inhotim

Em Inhotim há muitas obras de destaque na cena contemporânea. Uma das minhas prediletas se chama ‘Através’, de Cildo Meireles. Ele, que é um dos artistas brasileiros mais conhecidos e importantes atualmente, tem uma galeria própria e acho que é uma das mais visitadas.  Outra galeria fantástica, geralmente a predileta das crianças, são as Cosmococas, de Hélio Oiticica e Neville D’Almeida. Também não dá pra perder os trabalhos de Miguel Rio Branco, mestre da fotografia.

Sonic Pavilion (2009), de Doug Aitken: um projeto super ousado onde microfones foram instalados em um buraco de 202 metros terra abaixo e os visitantes 'ouvem o som da terra'

Elevazione (2000-2001), de Giuseppe Penone: obras realizadas diretamente da natureza

Na foto abaixo, meu marido Lauro e duas amigas estão chegando na escultura Beam drop Inhotim (2008), de Chris Burden. São estacas imensas imersas em concreto. Na foto achei que não dá pra ter uma dimensão do tamanho das peças, que são realmente grandes e dão um efeito muito interessante especialmente por causa da sua localização, no topo de um dos trajetos de Inhotim. No vídeo logo abaixo da foto é possível ver o processo todo da produção da escultura, quando 71 vigas foram lançadas por um guindaste a 45 metros de altura durante 12 horas.

Beam drop Inhotim (2008), de Chris Burden


Como acho que vocês já perceberam, Inhotim é enorme e há algumas galerias que ficam em partes mais altas do terreno. Por isso, eles oferecem o serviço de carrinhos de golfe, uma ótima opção pra quem tem dificuldade de locomoção, idosos, crianças. Ah, e detalhe importante: às terças-feiras a entrada é gratuita! Se eu fosse você, me programava já pra ir pra lá.

Anúncios

6 Respostas to “O mundo mágico de Inhotim”

  1. Marie fevereiro 23, 2012 às 3:45 pm #

    Único no Mundo! Maravilhoso!

    • Rogério fevereiro 24, 2012 às 8:30 am #

      Eu irei, obrigado pelo seu poder de convencimento, Carol !

      • Carol Monteiro fevereiro 24, 2012 às 5:19 pm #

        De nada, tio! É um prazer! ;-) rsrs! (PS: vá mesmo, viu? vc vai amar.)

  2. Fabio Maleronka Ferron fevereiro 23, 2012 às 4:16 pm #

    Isso é um programaço, ficamos eu Juliana Nolasco e Joaquilm Toledo em SP. Inhotim, com vcs e o arte educador Tiago Mesquita num é nada mal…

    • Carol Monteiro fevereiro 24, 2012 às 5:19 pm #

      as duas vezes que fui lá, fui com o Tiago. é realmente especial!

  3. sandra lucchesi fevereiro 28, 2012 às 3:30 pm #

    Maaaaravilha!!!!!Com certeza um dia eu irei e advinha qual a primeirinha escultura q eu quero ver ou ouvir??? Advinhou ??? Beijos .Amanha comeco a pintura com a mamãe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: