Quando eu era pequena, ia na casa dos meus avós todos os domingos almoçar. O quarto deles era decorado com móveis dos anos 50: uma cama de casal, um grande armário e uma penteadeira. Eu, super menina, babaaaaaaava naquela penteadeira. Minha avó Dagmar, que era super vaidosa, ainda deixava em cima dela dois porta-jóias de bibelôs. Ô lembrança boa!
E hoje, pensando em um post especial para o Dia da Mulher, achei que nada é mais feminino em uma decoração do que uma penteadeira! E o mais bacana é que esta peça voltou com tudo, já há um tempinho. Nos anos 90, acho que ela ficou em desuso, era considerada uma peça que parecia não combinar com a mulher contemporânea. Mas hoje, a mulher está ainda mais segura, dona de si, e já sabe que pode trabalhar, ser super mãe, super esposa, e não deixar de se valorizar, de se enfeitar, se maquiar, de fazer o que quiser e ser do jeito que ela gosta!
Então, mulherada querida do Casa de Filó, este post é pra vocês! Só lembrando que hoje é O DIA DE CELEBRAR, mas TODOS OS DIAS É DIA DE LUTA E IGUALDADE!
Quem também tem muita experiência com penteadeiras restauradas é o pessoal do Lá na Ladeira, no Rio de Janeiro. Olha só que trabalho lindo que elas fizeram para decorar as vitrines da joalheria Antônio Bernardo:
A revista Casa e Jardim tem também uma seleção de fotos com algumas penteadeiras pra você se inspirar. Selecionei duas aqui:

quarto da criança menina ou já adolescente com penteadeira: repare que o ambiente é feminino sem ser óbvio
E pra fechar com chave de ouro, em primeira mão a penteadeira que a Marie (aquela minha amiga e arquiteta que eu vivo citando aqui) fez para o quarto dela que ficou linda, delicada e versátil, porque se ela enjoar algum dia, a penteadeira pode virar um aparador tranquilamente.
Na peça, a Marie escolheu usar madeira compensada com os topos envernizados e fórmica brilhante azul marinho na face. Ela também desenhou duas caixas na mesma madeira com todo o revestimento externo forrado de fórmica brilhante branca. Pra arrematar, ela enroscou fios de luzinhas chinesas em volta do espelho. Não ficou simples e lindo?
Adorei a matéria! Encomendei uma penteadeira (na verdade, uma escrivaninha que funcionará como, se minha fase luluzinha passar fica fácil dar outras funções) no final do ano passado e mal posso esperar para estreá-la (onde eu moro, tudo demora anos para ficar pronto)!
Ai, jura que demora? Nossa, eu ia ficar agoniada! rs!
Depois manda foto pra eu ver? ;-)
beijo!
amei, Carol! Esses espelhinhos da primeira imagem…. morri :):):)
Eles são a sua cara, Vivi! Hehe! Aproveita pra se inspirar! beijo!
Pois ë,Carol, eu fui uma das moderninhas a eliminar a penteadeira e me arrependo atë hoje.Tenho saudade da penteadeira de minha mãe,q era maravilhosa, mas acabei doando.Agora,me inspirei no seu blog a fazer uma pendeadeira parecida com a da Marie:pratica,moderna e bonita. Beijos.
Vai fundo, Sandra! A penteadeira da Marie é um arraso!
bjo!
Taí, nunca tinha pensado em ter uma penteadeira… E não é que pode ser legal?! =)
Olha, Carol… pra gente, que adora explorar nosso lado mulherzinha, uma penteadeira tem tudo a ver!
beijo!
Que coisa mais fofa aquela do Estúdio Glória… E pelo jeito tem em várias cores! As mais modernas também têm seu valor, né?
Oi! Acabo de comprar um apartamento e estou às voltas com a decoração. Quero manter meus móveis antigos no quarto, que pertenciam a minha avó, mas queria dar uma cara nova a eles. Tenho um armário, uma penteadeira grande e uma cama. Todos de madeira escura… queria pintar os móveis mas estou com dúvidas… será que ficaria legal pintar a cama e o guarda roupa de brancos e a penteadeira de verde ou azul? Preciso MUITO de dicas!!! O que vocês acham?? Helpppppppppppppp!!! beijos e obrigada!
Eu amo penteadeiras,quero uma na cor branca.