Cortinas e persianas, estrelas da casa

9 abr

Casa alugada, casa própria, escritório, consultório, não importa onde quer que seja, elas estão lá. Cortinas e persianas fazem toda a diferença na decoração, no acabamento e no aconchego do lugar onde você mora ou trabalha (ou as duas coisas).

E se você quer que a cortina ou persiana tenha durabilidade, deve preparar o bolso pra gastar um pouquinho. Materiais de qualidade e duradouros precisam de um certo investimento. Mas tenha certeza: valerá a pena.

Além disso, elas são fundamentais pra você assistir melhor a TV, para proteger o chão, as cores das paredes e os móveis.

Abaixo, seguem algumas dicas de tipos de cortinas e persianas, pregas, e opções diversas.

Você pode optar entre persianas ou cortinas. As persianas ajudam a dar um ar mais contemporâneo ao ambiente, enquanto as cortinas são mais tradicionais (se bem que, dependendo do tecido, elas também conseguem dar um ar moderno ao ambiente).

Entre as persianas, há muita novidade no mercado.

Quanto às cortinas, eu sou a favor de escolher o branco, sempre, se você não tem coragem de ousar em uma estampa ou em cores menos comuns, como as coloridas ou escuras (cortinas pretas, por exemplo).

Abaixo, foram usados dois tons da mesma “família” na cortina e nas paredes:  beringela e roxo, respectivamente. O tecido é voile, um dos mais usados em cortinas, que costuma ter um preço bom e bastante diversidade de cores. Ele é bacana pra dar este efeito de transparência, quando você quer que a cortina apenas filtre a entrada de luz no ambiente. Olha só que linda ficou a composição:

Outro tecido que eu gosto muito para cortinas são os de algodão. Acho aconchegante e remete a um ambiente mais natural. Abaixo, uma ótima sacada: sabe aqueles apartamentos mais antigos, que as janelas vêm com uma caixa em cima, onde se encaixa uma persiana? A saída encontrada aqui foi mandar confeccionar um varão com profundidade suficiente para abraçar a caixa e a cortina, de algodão listrado, é presa em argolas. As pregas são fêmeas.

Lembra quando eu falei de usar e abusar do branco? Olha só como é chique e não tem erro:

Aqui acima foi usada uma cortina romana de gaze de linho e xales de seda branca para emoldurar a janela. O conjunto persiana + cortina também pode ir muito bem, principalmente em janelas assim, amplas, como a da foto.

Sobras de tecido também podem fazer a sua alegria. Se você é uma costureira ou costureiro de mão cheia ou conhece alguém que manda bem, pode se inspirar neste modelo abaixo, uma cortina de patchwork:


Hoje em dia, alternativas não faltam. O que vale é pesquisar bem modelos e preços e verificar o que fica mais legal com a sua decoração e o seu objetivo (bloquear a luz, deixar uma transparência, etc) e, claro, ver qual cabe mais no seu orçamento.

Entre as cortinas com “cara” de persiana, além da romana, também existem a plissada, magic light, ondulex, lumiflex e a celular.

Exemplo de cortina Magic Light

Aqui, um modelo de cortina Ondulex

Pesquisando para fazer este post para vocês, eu encontrei dicas bem bacanas no Uol, dadas pelo designer de interiores Marcel Steiner. Vale a pena a leitura.

(Crédito fotos: as três primeiras são do arquivo do site da Casa e Jardim, as duas últimas, do site da Casa das Persianas, de Brasília)

Anúncios

3 Respostas to “Cortinas e persianas, estrelas da casa”

  1. Paula Oliveira abril 9, 2012 às 5:55 pm #

    Sugiro evitar as persianas horizontais. Nem acho tão bonitas, dão trabalho para limpar e, para quem tem gatos, é problema na certa (cerdas empenadas em uma semana). O modelo de persiana que mais gosto é a romana. E a composição persiana + cortina fica chic demais. Mas a composição mais legal dessas que vc selecionou é a parede roxa com a cortina beringela (ou vice-versa). Poderia muito bem ser a sua casa, né, Carol? Grande abraço. Paula

  2. Kátia Ferreira abril 11, 2012 às 8:34 am #

    Um ótimo post no momento q estou trocando minhas cortinas. Carol fiz uma reforminha aqui na Apoena. Que tal dicas de como organmizar um ateliê de costura ou mesmo um cantinmho para guardar coisas? Kisses

    • Carol Monteiro abril 11, 2012 às 10:51 am #

      Acho ótima a ideia, Katia! Anotado! ;-) bjos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: