Feira Internacional de Artesanato: eu fui!

17 abr

Pois é, pessoal… eu fui no domingo (15) e trago aqui pra vocês alguns destaques que curti e que me fizeram entender porque vale a pena dar uma passada que seja na feira.

Minha primeira dica é a seguinte: ande primeiro por todos os estandes antes de comprar alguma coisa. Pode ser que você gaste demais em um e depois ache outra coisa mais legal ainda em outro.

A segunda dica: leve dinheiro em espécie. Isto garante mais descontos na hora de barganhar.

Logo que você entra na feira, já se depara com o estande do Sebrae de Minas Gerais, que tem trabalhos muito bons, de ótima qualidade e bom gosto.

Artesanato mineiro é o que não falta!

Este aí é o Tião, artesão que há 1 ano começou a se dedicar só às esculturas de barro

E como não podia deixar de ser, o patchwork está presente com força total na feira. Colchas, jogos americanos, necessaires, almofadas, capas para travesseiro, bichinhos infantis, tem de tudo por lá.

Bichinhos pra enfeitar quartos infantis (e também distrair os pequenos, claro!)

Eu gostei demais dessa colcha...

Um dos grandes destaques da feira é, sem dúvida, o artesanato feito na Serra da Capivara, no Piauí. Eu comprei uma leiteira e um açucareiro lindos de morrer. Eles trazem imagens de desenhos rupestres, reproduções de desenhos que existem de verdade no parque nacional da Serra da Capivara, um lugar muito interessante e bonito também para se visitar no Brasil.

Bules de cerâmica com desenhos rupestres da Serra da Capivara

Pratos de cerâmica, com variações nas cores azul, bege e verde, também com desenhos rupestres

Se você é fã daquelas imagens da pomba do Espírito Santo, vai se esbaldar por lá. Tem de tudo que é tipo, tamanho, material, cores…

Espírito Santo feitos em MDF pintados de branco com fundo de tecido e alguns enfeites. Simples e uma graça. Também uma opção muito legal pra dar de presente.

Como já falei aqui pra vocês, a feira é internacional… logo, traz também itens de vários lugares do mundo. Confesso que essa parte realmente me impressionou. São vários estandes de Bali, Tunísia, Paquistão, Turquia, Marrocos, África do Sul, Peru, Rússia, entre outros. Abaixo, uma pequena amostra do que cliquei por lá:

Taças turcas... haja brilho! Elas são banhadas a ouro de 24k.

Máscaras de Bali, de diversos tamanhos, cores e pra todos os gostos

Tecidos paquistaneses, coloridões. Do Paquistão, também tem pra vender vários tapetes.

Mamuskas russas, originais! Estas eu não resisti e também levei pra casa.

Acho que já deu pra dar giro virtual pela feira, né? Agora, se você é de Brasília e animou, tem quer ver ao vivo. A 6ª edição da FINNAR, Feira Internacional de Negócios do Artesanato, vai até 22 de abril, próximo domingo, e acontece no Centro de Convenções Ullysses Guimarães, localizado no Eixo Monumental, próximo ao Clube do Choro.

2 Respostas to “Feira Internacional de Artesanato: eu fui!”

  1. Cris Löff abril 19, 2012 às 11:44 am #

    Ótimas dicas Carol, me fez lembrar da última visita que fiz à Feira em 2010. Vale mesmo passear, olhar e, se possível, comprar!

  2. Carla fevereiro 17, 2013 às 11:30 pm #

    Olá,
    acho lindo o artesanato da Serra da Capivara. Vc comprou os pratos de cerâmica? Quanto pagou por eles? Muito obrigada.

Deixe um comentário

