Mais cor dentro de casa

7 maio

Ok, não vou esconder de vocês que, se eu pudesse voltar uns aninhos atrás, provavelmente faria outra faculdade. Ao invés de jornalismo, escolheria arquitetura ou design de interiores. Mas a vida é muito doida e, mesmo sendo jornalista, depois de mais de 10 anos de profissão, acabei me voltando pra área e criei o blog que trata do assunto.

E desde que o blog foi criado, muita coisa legal aconteceu na minha vida. Uma das mais legais foi o convite da Lina, minha amiga e ex-professora de pilates, para fazer algumas mudanças no apartamento dela.

O apê é da Lina mesmo, próprio. Quando ela foi pra lá, tinha acabado de sair de uma casa. Pra deixar tudo mais com a cara dela, ela já providenciou uma pequena reforma, abriu a cozinha pra sala, e planejou todos os móveis e a iluminação.

Passados uns anos, ela já não estava mais se identificando com a decoração. Quando eu cheguei lá na primeira vez, realmente achei que os móveis estavam deixando os ambientes mais escuros e faltava cor por ali. Além disso, os móveis não estavam bem distribuídos, a sala de estar não estava adequada para receber os amigos e a sala de TV/escritório também precisava de mais organização.

Então, a primeira tarefa foi mudar tudo de lugar na sala. O tapete, por exemplo, não estava colocado corretamente. A Lina mesmo, na hora em que fizemos as mudanças, ficou impressionada com a diferença: “Achei genial a mudança posição do tapete! A ideia de dividir a parte da mesa de jantar do resto da sala foi muito boa. Dividiu o espaço de uma maneira muito funcional”. Infelizmente a burrona aqui esqueceu de tirar foto da sala antes de mexer os móveis e acessórios… mas então vamos ver como ficou o antes e depois, já com os móveis reformados e algumas coisas novas? (Pessoal, só me desculpem que a primeira foto foi feita à noite e a outra, de dia… mesmo assim, a diferença é bem aparente!)

O que antes era assim…

Ficou assim…

É impressionante o que mais cor pode fazer na vida da gente, não é mesmo?

Vamos às principais mudanças:

– A parede cinza da janela realçou a mesa e as cadeiras amarelas. Se a parede tivesse continuado branca, a mesa e as cadeiras não iam ter aparecido tanto. O mesmo vale para as cortinas, que também agora aparecem.

– A Lina não tinha pensado em ter um sofá na sala! Mas, com as mudanças, apareceu espaço pra ele entrar! E os amigos agradecem!

– As poltronas retrô, que já eram lindas, ficaram mais lindas ainda com o tecido novo e estampado.

– A Lina também seguiu o meu conselho de trocar a cúpula do abajur que fica entre as poltronas. Aliás, quando eu cheguei no apartamento, este abajur ficava no quarto. Na primeira mudança, eu já levei ele pra sala, deixando esse cantinho das poltronas mais aconchegante e com apoio pra copo e outros objetos.

– O aparador também ficou legal lá no cantinho, porque a Lina fica com o apoio para o telefone e o móvel também serve como buffet caso a Lina queira usar em um jantar ou festa.

– Falando no aparador, ele é uma peça bem antiga, da avó ou bisavó dela, se não me engano. No começo, a Lina queria pintá-lo. Eu falei pra ela esperar, fazer as primeiras mudanças, porque talvez não tivesse necessidade de pintá-lo, afinal, é uma peça de família, histórica, e depois de pintada, fica complicado se bater um arrependimento… não deu outra! O aparador continuou do mesmo jeitinho e ainda dando o maior charme pra sala.

Agora vamos pro quarto!

Não resisto e já vou mostrar logo o antes e o depois pra vocês! O antes e  o depois!

Foi a própria Lina que aplicou o papel de parede atrás da cama… mas ela avisa: não recomenda a ninguém! Ainda mais depois que ela viu que não a mão-de-obra não é cara e o resultado fica pronto rápido e ótimo. Ela teve um trabalhão e a aplicação ficou com uns defeitinhos. Ainda bem que o papel é bem estampado, o que dá uma disfarçada. O modelo escolhido é da coleção “Grafismo”, da Bobinex, por Marcelo Rosenbaum.

Apesar dos probleminhas com a aplicação, o papel de parede foi um dos itens que a Lina mais gostou na mudança. “Deu um aconchego no ambiente e gostei do fato de ficar atrás da cama também, assim, quando estou deitada, não olho o tempo todo”, explica ela.

O banquinho, que era de madeira, eu mesma pintei com spray brilhante pra madeira na cor lilás. Este abajur, a Lina já tinha e ficava na sala de TV. Eu já indiquei pra ela que o ideal é ter uma luminária com dobradiças, direcionável, melhor para ter no quarto e para leitura.

Na sala de TV as mudanças foram simples, mas fizeram uma diferença danada. O colchão, que ficava no chão, agora fica em cima de um sofá-cama feito especialmente pra isso. A posição também mudou: antes, localizado logo na entrada no quarto, o colchão atrapalhava a circulação. Agora ele fica embaixo da janela e continua de frente pra TV.

A TV agora fica em cima de um móvel que antes a Lina deixava colado também na porta, outra coisa que atrapalhava a circulação.

Perguntei pra ela como estava se sentindo agora que as mudanças ficaram prontas e olha só que bacana que ela respondeu: “Tô muito felizinha da silva aqui e tenho convidado mais amigos para vir à minha casa! Também observei que estou mantendo a casa bem mais organizada!”

Delícia quando a casa da gente vira o lugar que a gente mais gosta de ficar no mundo, né? =)

PS: Agora, oficialmente, presto consultoria de decoração de interiores e reformas. Tá precisando? Me escreve no casadefilo2011@gmail.com ;-)

Anúncios

28 Respostas to “Mais cor dentro de casa”

  1. Catherine maio 7, 2012 às 11:20 am #

    Que tudo, Carol! Ficou lindo! Parabéns pela sua sensibilidade e talento!

    Beijos!

    • Juliana Lopes maio 7, 2012 às 11:26 am #

      Quero uma consultoria aqui no Rio de Janeiro! Um beijo Carol!

      • Carol Monteiro maio 7, 2012 às 11:40 am #

        Ju, se quiser, me manda umas fotos no casadefilo2011@gmail.com que a gente conversa! ;-)
        beijocas!

    • Carol Monteiro maio 7, 2012 às 11:40 am #

      Obrigada, Catherine! =D
      beijos!

  2. Vivi Manieri maio 7, 2012 às 11:48 am #

    Carol, sua linda!! Vc tá arrasando!!!!!! Parabéns, gatona! muitos beijosssss

    • Carol Monteiro maio 7, 2012 às 11:53 am #

      Hehe! Valeu, Vivi!!! Valeu mesmo. beijoca!

  3. sandra lucchesi maio 7, 2012 às 12:40 pm #

    Vem para cá,meu anjo, estou precisando muito de você,com esse bom gosto todo e praticidade…mas ao mesmo tempo não podemos perder essa grande jornalista,não é? bjos.

    • Lina maio 7, 2012 às 5:17 pm #

      Carol!!! Que legal ver a min ha casa aqui!!!
      Tô super feliz com as mudanças!
      Beijão e obrigada! Vc é uma ótima profissional!

  4. carotxrb maio 7, 2012 às 5:56 pm #

    Nossa, Carol! Não sabia que você era artista de interiores!! Se vier ao Rio ajudar à sua amiga Juliana, vou querer uma consultoria também!!!! rsrs E você e o Lauro ainda poderão provar (e escolher o prato) o fantástico mundo culinário de Fernando Paes. Adorei também!

    • lidianeves maio 7, 2012 às 9:18 pm #

      Como diria a Tetê, “que lili”! (que lindo!)
      bjos e parabéns pras 2!

      • Carol Monteiro maio 8, 2012 às 9:46 am #

        Eeee! Brigada, Lídia!! beijocas em vcs duas tb!

    • Carol Monteiro maio 8, 2012 às 9:49 am #

      Vc viu só, Carol? hehe! Menina, desse jeito vou me animar e acabo passando uns dias aí pra ajudar vcs, hehe. E como não sou boba, tb quero mto conhecer o fantástico mundo culinário de Fernando! ;-) Valeu, querida!

  5. Lilian Lustre maio 7, 2012 às 9:15 pm #

    Carol, adorei! Parabéns amiga vc tem muito talento!! Bjo gde! Li

    • Carol Monteiro maio 8, 2012 às 9:47 am #

      Obrigada, amiga! Que bom que vc gostou! =D
      beijocas saudosas!

  6. Vanessa Aguiar maio 8, 2012 às 3:12 pm #

    Você presta serviços em Floripa, sua linda? Bora me ajudar a arrumar minha casinha…prevejo uma nova decoradora no pedaço…e de mão cheia. Arrasou. Para variar, amei o post <3

    • Carol Monteiro maio 8, 2012 às 6:19 pm #

      Presto serviços no Brasil inteiro, Van! É só me levar! haha! Valeu pela força, querida, sempre.
      beijo!

  7. Rogério Tomaz Jr. maio 8, 2012 às 6:59 pm #

    post inspirador! vou fazer umas “artes” no meu apê… rs

    • Carol Monteiro maio 8, 2012 às 9:49 pm #

      aeeee! uma voz masculina enfim no blog! =D
      manda bala, Rogério!
      precisando trocar umas ideias, dá um toque.
      bjos!

  8. Anacarolina Garcia maio 10, 2012 às 4:56 pm #

    A casa da Lina ficou realmente muito charmosa! Adorei as dicas, Carol. Vc tá porreta, hein?! Beijão

  9. Douglas maio 14, 2012 às 9:49 pm #

    Carol, preciso da sua ajuda!!!! Quero fazer umas mudanças no meu quarto, e estou em dúvida quais cores eu devo utilizar no móveis!!!

    • Carol Monteiro maio 14, 2012 às 9:57 pm #

      Oi, Douglas! Me manda um e-mail: casadefilo2011@gmail.com
      Aí a gente conversa e vc me fala quais cores está pensando, o que gosta e tals.
      Até!

  10. Vivi maio 25, 2012 às 3:18 pm #

    Carol, vc é um luxo! Eu quero consultoria aqui em Sampa. Urgente!
    beijos e parabéns!

    • Carol Monteiro maio 25, 2012 às 3:20 pm #

      ô, querida, quero mto te dar consultoria, mas precisamos ver como fazer. beijoca!

  11. Minha Casa, Minha Lida outubro 31, 2012 às 4:34 pm #

    Vim ver por que este tem sido o post mais visitado do blog e já entendi tudo! Realmente, você fez um belo trabalho! Inspirador!

  12. Mara Santos novembro 17, 2012 às 7:31 pm #

    Parabéns Carol, adorei… Beijo da Tia Mara

  13. Rodrigues Carvalho outubro 27, 2013 às 9:31 pm #

    Talento é talento. Parabéns.

  14. Grazi janeiro 18, 2014 às 9:06 am #

    Oi Carol!
    Conheci seu blog hoje e amei!!
    Ficou linda demais a casa da Lina!!!
    Parabéns pelo seu trabalho, criatividade e bom gosto! :)
    Beijão!

    “Construindo Minha Casa Clean”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Estou na revista Minha Casa de novembro! « Casa de Filó - outubro 31, 2012

    […] a sala dela mais alegre e colorida e o resultado muitos de vocês já devem ter visto no post ‘Mais cor dentro de casa’. Este post é um dos campeões de audiência do blog e acredito que isso acontece porque o […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: