Morar Mais por Menos 2012 – Edição Brasília

10 out

Eu fui! :-D

É verdade que aqui em Brasília o evento já começou e acabou, mas eu não consegui parar pra escrever antes. Desculpa, pessoal… :-/

Mas, enfim, vi muita coisa legal, muitas ideias criativas e bonitas que não queria deixar de compartilhar com vocês.

O mais legal do ‘Morar mais por Menos’ é a busca pelo equilíbrio entre o que é caro e barato, de preferência com a utilização de algum recurso sustentável, reciclável, reaproveitado.

Escolhi falar de um só espaço que gostei muito, a varanda gourmet. O projeto é dos arquitetos Didacio Duailibe, Flávia Duailibe e Rivany Farias e traz muitas soluções bacanas, a começar pela faixa de piso em cerâmica esmaltada com desenhos personalizados, imitando o efeito de ladrilhos hidráulicos, um trabalho realizado pelo pessoal do Art’Decora, loja que já foi pauta aqui no blog.

Aqui, uma foto com os azulejos mais de pertinho:

20121008-215746.jpg

Pallets super em alta, hein galera? Nesse projeto, como vocês podem ver, ele fazia as honras da casa como mesinha de centro e ganhou pintura e rodízios. Mole, mole de fazer.

Uma das coisas que mais adorei nesse projeto foi esse balanço que dá vontade de sentar logo nele e ficar lá, indo e vindo, relaxando e batendo papo um dia inteirinho. Sobre as samambaias, falar o quê, né? Também já disse aqui no blog o quanto elas estão em alta e, pra mim, elas nunca saíram de moda. Adoro!

20121003-162347.jpg

E aqui abaixo, a melhor ideia de todas nessa projeto: a horta pendurada em cima da pia, feita com potes de leite ninho pintados de esmalte sintético branco e penduradas por correntes em ganchos. Mas aí você se pergunta, é assim de cabeça pra baixo mesmo? Sim! Repare que a muda fica presa pela tampa de plástico (que já vem com o produto) e, lá dentro, pra terra não escorrer, a muda fica “presa” por filtro de coar café! Não é fantástico?

20121008-215852.jpg

E grande sacada do projeto: a horta fica localizada no teto acima da pia, ou seja, lá ela já é colhida, lavada e vai direto pro preparo da comida. E tem mais: em frente à janela, as ervas pegam sol e, quando regadas, o excesso de água escorre pela pia.

20121008-220126.jpg

Pra fechar, um toque personalizado no projeto: a máquina de escrever antiga, que ninguém mais usa, ganhou tinta automotiva amarela e virou um charmoso objeto decorativo. Não teve uma pessoa que não reparasse nela!

20121008-215942.jpg

 

Atenção!
A edição 2012 do Morar mais por Menos ainda está acontecendo em outras capitais brasileiras.

O evento já passou por Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Goiânia, mas ainda acontece no Rio de Janeiro (tá rolando agora!!!), Campo Grande (18/10 a 02/12) e Curitiba (01/11 a 09/12). Vale a pena conhecer para ver ideias boas e possíveis.

Anúncios

6 Respostas to “Morar Mais por Menos 2012 – Edição Brasília”

  1. Palova outubro 10, 2012 às 11:58 am #

    Adorei o detalhe dos azulejos coloridos no chao contrastando com a madeira. Lindo!

    • Minha Casa, Minha Lida outubro 10, 2012 às 6:03 pm #

      Adorei tudo! O piso… sem comentários! Maravilhoso! Ainda bem que ainda passará por Curitiba :D

  2. Anacarolina outubro 11, 2012 às 6:05 pm #

    Adorei essa horta em cima da pia da cozinha!!! Ideia bacana, Carol. Bjs!

  3. Carla Maciel outubro 17, 2012 às 11:53 am #

    Uma pena, não consegui ir a esta edição do Morar Mais por Menos, mas adorei as dicas interessantes que postou aqui, especialemnte a horta, super prática e decorativa. e a máquina de escrever pintada de amarelo? Ficou super moderna!!
    Aproveitando a visita quero te convidar para um sorteio super legal no blog com direito a uma vale presente de até R$ 100,00 na loja Boutique de Achados. As inscrições vão até o dia 22/10, não perca tá? O link do Sorteio:
    http://www.arquitrecos.com/2012/10/sorteio-arquitrecos-e-boutique-de.html
    Grande abraço!!!

  4. Rivany abril 17, 2013 às 6:30 pm #

    Você descreveu com primor nossas idéias, entendeu as bases do projeto e com o olhar apurado soube destacar o mais valioso. Obrigada pelos elogios. Adoramos fazer a Varanda Gourmet, que inclusive ganhou o prêmio de brasilidade no aniversário de 10 anos da Mostra em Milão! Tudo de bom. Rivany Farias

Trackbacks/Pingbacks

  1. Morar Mais por Menos Curitiba | Minha casa, minha lida - novembro 1, 2012

    […] ano estou tentada a ir, principalmente por causa do blog Outro motivo é o post que li da Carol no Casa de Filó. Ela fala sobre a Morar Mais por Menos de Brasília, cidade em que ela vive, e parece tudo tão […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: