Retiro uruguaio

14 jan

2012-12-20 20.49.23
Quando eu cheguei à casa do Andrés, essa que eu vou mostrar pra vocês agora, logo pensei que aquilo era muito mais que um lar: é também um retiro, um lugar pra não só viver a vida, mas especialmente contemplá-la.

Ela fica em Colônia de Sacramento, cidadezinha pequenina do Uruguai, mas muito perto da Argentina, tanto que costuma fazer parte do roteiro de muitos que viajam para visitar Buenos Aires. Eu e Lauro curtimos uma semaninha no Uruguai neste fim de ano, foram cinco dias em Montevideo e dois em Colônia. Aliás, pra quem quer descansar como nós queríamos, que delícia que é o Uruguai no verão!!

E uma das melhores surpresas da viagem foi, sem dúvida, a noite em que o amigo Andrés nos convidou para jantar no seu retiro, também conhecido por ‘El Olivo’, ou ‘A Oliveira’, em português. A razão do nome? Uma oliveira FANTÁSTICA que fica no terreno, fazendo par com um pé de pêra, muita sombra pra uma enorme mesa e bancos e servindo de apoio para um rústico balanço de compridas cordas. Ah! E de aperitivo, antes da parrilla, comemos azeitonas da casa, preparadas pelo próprio Andrés! Pensa só que privilégio… são saborosíssimas!

Chegamos lá no fim do dia, por volta das sete e meia, oito horas da noite. Digo fim do dia porque no verão uruguaio só escurece depois das nove, logo, ainda era dia.

Ainda bem que levei minha câmera… só o celular não ia me deixar satisfeita e eu ia ter ficado muito chateada de não poder caprichar nas imagens diante daquele cenário deslumbrante.

E não se trata só do lugar e da natureza ao redor, mas também do capricho com que o Andrés, nos dez anos em que está lá, pensou cada cantinho do ‘El Olivo’. Ele já foi dono de antiquário e sabe encontrar e valorizar acessórios e móveis. Mas se fosse só isso, não bastava. Ele também me pareceu muito criativo e cuidadoso, basta reparar nos jardins, no moinho ao lado da piscina, e a própria piscina, que na verdade é um tonel enorme originalmente feito para que o gado beba água, adaptado por ele como piscina.

E foi então durante o pôr-do-sol uruguaio de um lindo dia de dezembro, entre brincadeiras com a labradora, também Filó como a ‘dona’ desta ‘casa’, que eu fiz os cliques e agora apresento o ‘El Olivo’ pra vocês (Com a participação especial de duas fotos feitas pelo celular do Lauro, a que abre o post e eu toda felizinha com a oliveira atrás de mim. Obrigada, meu amor!).

Imagem

Imagem

IMG_6343

Imagem

2012-12-20 20.30.31

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

IMG_6381_1

Imagem

Imagem

Imagem

Uma resposta to “Retiro uruguaio”

  1. Mariana janeiro 14, 2013 às 2:52 pm #

    Incrível como a simplicidade é aconchegante! Tudo parece acolhedor nestas fotos… A iluminação, os espelhos, as cores… Muito bonito!

Deixe um comentário

