Cinco dicas para banheiros pequenos

28 maio

Não é porque você tem um banheiro pequeno na sua casa ou no seu escritório que ele não deve ter estilo, não deve ser bonito ou não deve ter personalidade. Pensando nisso, resolvi indicar aqui algumas dicas que podem fazer toda a diferença em um projeto pra deixar aquele banheiro sem graça em um de arrasar!

1) Bancadas e pias sob medida: A primeira dica – e uma das mais importantes, eu acho – é pensar na ergonomia do seu (pequeno) espaço. Será que onde a pia está originalmente é o melhor lugar? O vaso sanitário também? Se for possível, invista numa reforma que inclua a mudança de disposição dos itens do banheiro pelo espaço, fazendo as alterações hidráulicas e elétricas necessárias também.

Pias de semi-encaixe, como estas das fotos abaixo, costumam ser uma ótima opção para banheiros menores. Isso porque você pode optar por uma bancada mais estreita, com tamanho suficiente para apoiar os itens do dia-a-dia (escova de dentes, de cabelo, pasta, sabonete, etc).

bancada com espelhos diversos

banheiro vermelho casa.com.br

Se você não gosta da ideia da pia de semi-encaixe, pode optar por uma bancada sob medida. E se você está buscando ideias que fujam do branquinho careta ou do granito, aposte nelas!

Você pode mandar fazer uma bancada de concreto revestida de ladrilhos hidráulicos ou inventar uma bancada de madeira, do jeitinho que deseja, sob medida para aquilo que precisa guardar.

banheiro bancada ladrilhos

banheiro bancada sob medida casa.com.br

2) Use e abuse de espelhos compridos, seja para cima ou para os lados. Espelhos – e isso aqui não é novidade pra ninguém – ajudam a ampliar espaços. Logo, em um banheiro pequeno, você irá conseguir um ótimo resultado se valorizar um pé direito alto levando o espelho atéééé lááá em cima ou então, no caso de banheiros estreitos e compridos, mandando fazer um espelho que vá de uma ponta a outra do espaço.

Uma ideia que eu encontrei e achei bem bacana também é a de revestir o armário acima da pia com o espelho. No caso abaixo, ele esconde o armário e ajuda a ampliar o banheiro.

banheiro com armario espelho duplo csa.com.br

3) Use os mesmos revestimentos nas paredes e no piso. Pastilhas, por exemplo, costumam ser um sucesso neste tipo de aplicação. A repetição dos revestimentos nas laterais e no piso, aliados a um bom espelho, aprimoram ainda mais a sensação de amplitude. Note que, no caso abaixo, além de usar deste recurso (que vale tanto para o tipo de revestimento como para a cor, hein?), o projeto também inclui um box de vidro temperado incolor, trazendo leveza ao conjunto.

banheiro pastilhas parede e chão

4) Aposte em nichos de MDF. Eles podem salvar a sua vida principalmente quando você não tem espaço para armários ou se precisa de um lugar para guardar aquela sua coleção de perfumes ou cremes (ou ambos, rs).

Ah! E os nichos não precisam necessariamente ser brancos. Você também pode usá-los para trazer mais cor e brincar com a disposição no ambiente.

banheiro com nichos

5) Use a criatividade em pequenos detalhes para criar um ambiente especial, único e com a sua cara. Afinal, não é porque se trata do banheiro que ele não deve trazer aquele “tchan” que toda visita vai reparar!

Dê o seu toque pessoal. Pode ser uma faixa de azulejos coloridos como o da foto abaixo, que recebeu destaque especial dentro do box. Pode ser um conjunto de quadros daqueles posteres que você adora. Ou então um espelho (ou diversos espelhos) em formatos inusitados. Adesivos também servem? Servem demais! Uma cortina para o box temática, um tapete lindo de morrer. Pense naquilo que você realmente gosta e se joga!

banheiro com detalhe de faixa de azulejos estampados casa.com.br

(Fotos: Casa & Jardim e Casa.com.br)

Anúncios

2 Respostas to “Cinco dicas para banheiros pequenos”

  1. Vivi Alvarenga maio 28, 2013 às 5:10 pm #

    Eu simplismente amei esse post!!!! – quero um banheiro verde e roxo em casa!!!! – lindo!!!!

  2. sandra agosto 21, 2013 às 12:44 pm #

    Muuuito bom…escolhidos a dedo,para todos os gostos. Parabéns.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: